O Instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta quinta-feira (29), mais uma pesquisa sobre o cenário eleitoral no estado. A sondagem aponta que quase metade dos paranaenses não sabe em quem votar para o Senado e os que já decidiram deixaram Sergio Moro (União) e Alvaro Dias (Podemos) empatados tecnicamente.
Na pesquisa espontânea, quando não são colocadas opções de nomes, 48,7% dos entrevistados disseram não saber em quem votar para o Senado. Outros 17,5% disseram escolher Moro e 15,6% Alvaro, o que pela margem de erro deixa os dois empatados tecnicamente.
O candidato Paulo Martins (PL) soma 9,1% das intenções de voto; Rosane Ferreira (PT) tem 1,7%; Desiree Salgado (PDT) tem 0,7%; Aline Sleutjes (PROS) 0,3%; Laerson Matias (PSOL) 0,1%; Orlando Pessuti (MDB) 0,1%; os demais candidatos somam 0,5%. Os votos brancos e nulos chegam a 5,6%.
No cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos, 29,8% responderam votar em Sergio Moro; 27,5% em Alvaro Dias; 18,3% em Paulo Martins; 4% em Rosane Ferreira; 1,6% em Desiree Salgado; 1,2% em Aline Sleutjes; 0,9% em Orlando Pessuti; 0,3% em Doutor Saboia (PMN); 0,3% em Laerson Matias; 0,3% em Roberto França da Silva Junior (PCO). Além disso, 7,7% não sabem ou não opinaram, enquanto 8% escolheram branco ou nulo.
Governador
O Instituto Paraná Pesquisas também sondou a intenção de votos para governador. O candidato à reeleição Ratinho Junior (PSD) aparece com 60,8% no cenário estimulado, vencendo no primeiro turno.
Na sequência estão Roberto Requião (PT), com 22,9%; Ricardo Gomyde (PDT) com 2,5%; Professora Angela (PSOL) com 1,2%; Adriano Teixeira (PCO) com 0,6%; Solange Ferreira (PMN) com 0,5%; Joni Correia (DC) com 0,3%; Professor Ivan (PSTU) com 0,1%; e Vivi Motta (PCB) com 0,1%.
Os votos brancos e nulos somam 6,1% e os eleitores que não sabem ou não opinaram chegam a 5%.
Pesquisa
O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 1540 eleitores por meio de entrevistas pessoais em 62 municípios entre os dias 24 e 28 de setembro. O nível de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob Situação Eleitoral com o n.º PR-04147/2022.
Por Francielly Azevedo em 29 de setembro, 2022 Banda B



