O Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, é um projeto do Governo Federal de transferência direta de renda que tem como objetivo garantir os direitos fundamentais mínimos à pessoa em estado de vulnerabilidade social e reduzir a pobreza e a extrema pobreza das famílias beneficiárias.
Para manter-se recebendo o auxílio os beneficiários devem ir até a Unidade de Saúde duas vezes ao ano (janeiro a maio e julho a outubro) e atender as seguintes condicionalidades: manter calendário vacinal em dia; realização das medidas antropométricas (aferição do peso e da altura) das crianças de 0 a 7 anos e das mulheres de 14 a 44 anos. Para casos de gestantes é obrigatório ainda realizar as consultas do pré-natal, para não comprometer o recebimento do Benefício Composição Gestante (BCG) que é liberado para as mulheres em estado gestacional.
Não há necessidade de agendar atendimento, basta chegar à recepção e informar que veio para a pesagem do programa Auxilio Brasil ou antigo Bolsa Família e será automaticamente encaminhado para a sala de pesagem.
“Os beneficiários que não atenderem a esses critérios, correm o risco do seu benefício ser suspenso, portanto procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa entre os meses de agosto a outubro”, destaca a Secretaria Municipal de Saúde.