Uma forte e rápida chuva de granizo que atingiu Curitiba no começo da tarde desta quinta-feira (6) deixou parte da cidade coberta de gelo. As regiões mais afetadas foram o centro e o bairro Rebouças, onde duas ruas chegaram a ser bloqueadas em razão da grande quantidade de pedras de gelo acumuladas. A região metropolitana, como em Contenda (cerca de 50 km da capital paranaense), também foi atingida.
A Defesa Civil informou que não atendeu qualquer chamado relacionado a problemas ou estragos causados pelo temporal, pelos ventos ou pela chuva de granizo na região metropolitana. O órgão municipal também disse não ter registrado pedidos de atendimento.
O Meteorologista do Simepar Fernando Mendes disse que a área de Curitiba está dentro de um sistema de baixa pressão, que está agindo sobre a região Sul do país.
“Esse sistema está se movimentando para leste e acabou favorecendo a formação dessas tempestades, que contam com um grande potencial para o granizo”, explicou o meteorologista.
De acordo com ele, esses pontos são localizados e em áreas pequenas. “Hoje, tivemos vários locais com a possibilidade de formação de granizo. Nas áreas urbanas, é possível ter um impacto visual, mas, na região metropolitana, em locais mais rurais e afastados, pode ter ocorrido também”, ressalta.
Estragos