27 C
Araucária
domingo, março 23, 2025

Classificação de risco é o que determina a ordem de atendimentos na UPA

Data

Posts da semana

Abertas as inscrições para a quinta edição do casamento coletivo

Estão abertas as inscrições para casais interessados em participar...

Ao aguardar por uma consulta na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) você já deve ter percebido que o atendimento dos pacientes não é realizado por ordem de chegada e que, inclusive, alguns são chamados antes do que outros que já estavam aguardando há mais tempo.

Isso ocorre porque o que determina a ordem dos atendimentos é a classificação de risco. Ou seja, na triagem o profissional de enfermagem verifica a queixa do paciente, os sinais vitais e faz a classificação de risco que vai indicar a urgência do atendimento.

Esse modelo de classificação é próprio do município, baseado em protocolos internacionais. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que, muito em breve, seja utilizado em outros serviços de saúde do município.

A classificação é feita através de cores e pode variar de atendimento imediato a até 4 horas de espera. Por exemplo: classificação vermelha, atendimento imediato, pois há risco de morte; laranja, pode esperar até 15 minutos e ao sair da triagem já é encaminhado para a emergência.; amarela, o tempo de espera pode ser de até 1 hora; verde, o paciente pode aguardar por até 2 horas e azul, atendimento dentro de até 4 horas.

É importante destacar que os casos considerados não urgentes ou pouco urgentes podem ser atendidos em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município, pois a UPA é um serviço para atendimento de urgência e emergência.

- publicidade-

Economia