22.5 C
Araucária
domingo, janeiro 19, 2025

Como uma garrafa vira camiseta?

Data

Posts da semana

Chuvas abrem cratera e provoca interdição total da BR-101 no km 181

Equipes da concessionária estão desde a madrugada trabalhando para...

Consulta pública Parceiro da Escola

A votação para consulta pública para privatização ou não...

Matéria do programa: Eduardo Kuduavski
A transformação de uma garrafa de refrigerante em fios de Poliéster é feita a partir da reciclagem do PET em um processo complexo.

Depois que as garrafas são transformadas em fibra de Poliéster, são enviadas para fábricas de tecidos ou malhas.
Nestas fábricas, as fibras serão misturadas com viscose, algodão, linho, seda ou qualquer outra fibra têxtil. Existem certos tecidos feitos com 100% de Poliéster, como Tergal ou roupas de linha esportiva.

Pronto o tecido, este será encaminhado para uma confecção, onde será cortado e costurado (ou “montado”) de acordo com a peça que se quer obter: camisetas, moletons, ternos, calças etc. Um tecido bastante utilizado para roupas finas é o Perolin, uma composição de Linho e Poliéster. Com isso, obtém-se o conforto do linho e a praticidade do poliéster. Também a Microfibra (poliéster 100%) é usada para confecção de ternos, calças e camisas.

Quantas garrafas PET são necessárias para a confecção de uma camiseta?
Uma garrafa que contenha 50 gramas de PET (embalagem de 2 litros, por exemplo) gerará 50 gramas de fibra de poliéster. Em outras palavras, não há perda de material durante a transformação.

Pese uma camiseta, ou qualquer peça de tecido que contenha Poliéster na composição e verifique a proporção para determinar quantas garrafas estão ali.
Por exemplo, um moletom de 300 gramas, feito com 67% de fibra de Poliéster e 33% de viscose (uma composição muito comum) possui 201 gramas de poliéster, ou seja 4 garrafas de 2 litros.

- publicidade-

Economia