22.2 C
Araucária
sexta-feira, novembro 8, 2024

Condomínio do Programa Residência Cidadã ganha forma e em breve entra na fase de acabamento

Data

Posts da semana

Paraná tem alerta de chuvas intensas; Defesa Civil aponta região com maior perigo

O Paraná está sob alerta laranja de chuvas fortes em todas as regiões nesta...

Técnico de enfermagem é preso em Curitiba por abusar de pacientes

Cinco vítimas de abuso sexual cometido pelo o técnico...

Curitiba está entre os 30 melhores destinos do mundo, segundo Lonely Planet

Curitiba foi selecionada como um dos 30 melhores destinos turísticos...

Um dos condomínios do Programa Residência Cidadã de Araucária, localizado na Rua André Bilnoski, onde há 10 casas em construção, está ganhando forma e logo entra na fase de acabamento da obra. Os imóveis começam a receber os preparativos para serem finalizados e entregues aos beneficiários. A obra fica próxima à Escola Professora Maria Saliba Torres, no Campina da Barra.

As casas foram planejadas para serem arejadas, com projeto que facilita a passagem de ar. O piso será revestido com cerâmica, sendo que a parede do banheiro será em revestimento cerâmico assim como a área de pia da cozinha. As unidades habitacionais estão sendo cobertas com manta térmica, o que ajuda a amenizar a temperatura tanto no frio quanto no calor. A maioria já está com o telhado instalado, já possuem a infraestrutura para instalação da parte elétrica e hidráulica, além das paredes estarem sendo preparadas para pintura.

“As casas serão entregues totalmente finalizadas. O projeto prevê a instalação de um parquinho internamente e vai ter um portão na entrada do condomínio, trazendo mais segurança aos moradores. Como as casas são geminadas duas a duas, um dos lados ficará com mais privacidade”, avalia o arquiteto Lauri Lenz, da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) – secretaria ordenadora das despesas e que fez todos os projetos da obra.

Os fiscais da obra, profissionais da Secretaria Municipal de Obras Pública, explicam que no terreno ao lado – de frente para Rua Profª Maria Schaustek, mais 10 casas serão construídas em um condomínio do mesmo programa e que as obras devem iniciar em breve.

Sobre o Programa
O Programa Residência Cidadã prevê a construção de 125 casas que terão o direito de uso cedido para moradores que sejam contemplados na iniciativa. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) selecionará as famílias já acompanhadas pelos CRAS e quando houver a definição, a lista dos contemplados será publicada e amplamente divulgada. Uma informação importante é que este programa tem um público e recursos muito específicos e, portanto, não tem relação com a lista de famílias cadastradas para programas habitacionais da Cohab Araucária.

Verba
A verba de cerca de R$ 12 milhões destinada ao projeto é proveniente de um acordo realizado com o Ministério Público, que designou a utilização do recurso para construção de residências para o público vulnerável cadastrado e em acompanhamento pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Os selecionados no programa receberão direito a uso do imóvel, podendo a moradia ser futuramente convertida em doação.

- publicidade-

Economia