Foto: Divulgação

Para manter o fluxo de trânsito seguro é necessário um trabalho constante e planejado. Com esse intuito, o Departamento de Trânsito de Araucária tem feito diversas intervenções. Recentemente foi realizada a instalação de semáforos com temporizadores em diversas ruas da cidade, além de ter iniciado a instalação de barras de led nos cruzamentos com semáforo da Avenida Victor do Amaral e temporizador para pedestres.

A ação objetiva trazer mais acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, não apenas cadeirantes, e trazer mais segurança a todos de maneira geral. A instalação de barras de led nas extremidades da faixa de pedestres, além de alertar distraídos, pode conscientizar motoristas a ficarem mais atentos aos pedestres. O cruzamento já contemplado no projeto fica entre as Avenidas Victor do Amaral e Manoel Ribas. O primeiro pacote de instalações adquirido tem 160 barras de led, sendo que cada cruzamento leva 16 peças para orientar na travessia de pedestres. Há previsão para compra de mais 232 barras luminosas de led.

“No momento estamos deixando os cruzamentos semaforizados da Victor completos, com semáforo de pedestre e ampliando a acessibilidade existente entre a via e a calçada, com rampa no meio-fio em toda a extensão da faixa de pedestres. Anteriormente esse acesso tinha largura um pouco maior do que a cadeira de rodas. Foi pensada na instalação do primeiro lote no centro da cidade e futuramente outras poderão ser distribuídas pelo município”, explica o engenheiro de Trânsito Luiz Gouvêa.

A Secretaria Municipal de Urbanismo tem colocado ainda placas indicativas de trânsito na área rural (com nome da região e destino) e tem a intenção de incentivar a realização de mais provas ciclísticas no interior. Em 2021 foram realizados 2 GPs, sendo a expectativa para este ano 4. Com o asfaltamento da área rural, melhoria na sinalização e iluminação com lâmpadas de led, o tráfego na região tem aumentado. Nem todos os motoristas têm respeitado o limite de velocidade e utilizado bem as vias, então deve-se aumentar as blitze no interior para prevenir colisões de veículos e atropelamentos.

*Os semáforos que possuem laço indutivo (sistema automático que detecta a presença de carros e direciona a abertura ou fechamento do sinal de acordo com maior fluxo) ou ainda a botoeira (botão com sonorizador que pode ser acionado para solicitar a travessia pelo pedestre) não terão temporizador para pedestre para não sobrecarregar a troca de informações.

Prefeitura de Araucária