21.6 C
Araucária
terça-feira, novembro 28, 2023

Eleitor que não justificou ausência tem até dezembro para regularizar situação

Data

Posts da semana

Novo lança abaixo-assinado virtual contra indicação de Dino ao STF

O partido Novo lançou nesta segunda-feira (27) um abaixo-assinado...

Coritiba é rebaixado pela quinta vez

Desde que o Brasileirão passou a ser disputado por...

Empresário de 54 anos morre em decorrência de infarto fulminante

Morreu na manhã deste sábado (25), Umberto Marineu Basso...

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições e também não justificaram a ausência no próprio domingo (2), podem justificar o voto até o dia 1º de dezembro em um formulário de justificativa pós-eleição. O primeiro turno das eleições municipais aconteceu no último dia 2 de setembro e o segundo será realizado no dia 30 deste mês em 55 cidades.

O formulário está na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e depois de preenchido deve ser entregue em um cartório da zona eleitoral onde o eleitor está inscrito.

Para saber onde encontrar um cartório basta acessar a página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado ou clicar aqui.

Para quem mora em Araucária, pode deslocar-se até o endereço Rua Francisco Dranka, 1079 – Porto das Laranjeiras e fazer a justificativa.

O eleitor que não fizer a justificativa não poderá obter alguns documentos como passaporte e carteira de identidade, por exemplo. A pessoa não poderá também se inscrever em concurso público entre outras penalidades.
Outro ponto que o eleitor deve estar atento é a documentação que precisa ser entregue para comprovar que estava impossibilitado de votar no dia do primeiro turno. Também precisam justificar o voto os brasileiros que estavam fora do país durante o primeiro turno das eleições.

- publicidade-

Economia