24.2 C
Araucária
quarta-feira, maio 22, 2024

575 animais foram castrados na última Campanha de Castração Solidária de Araucária

Data

Posts da semana

No último mutirão de Castração Solidária de Araucária, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de fevereiro na Praça da Bíblia, foram castrados 575 animais, entre cães e gatos. Porém, houve ausência de cerca de 18% do total de vagas disponíveis nessa campanha. Esse número representa 1 falta a cada 5 vagas.

Além dos faltantes, 99 animais foram reprovados por não estarem em condições de serem submetidos ao procedimento cirúrgico. Alguns por não terem a idade adequada (que deve ser no mínimo de 7 meses a no máximo 7 anos), outros por não terem feito o jejum correto, entre outras situações. Ainda assim, os reprovados por jejum inadequado foram remarcados para o dia seguinte, já que o mutirão aconteceu de quarta-feira a sábado.

“É muito importante que o responsável pelo animal siga as orientações fornecidas no momento em que é retirado o agendamento na secretaria. O animal precisa estar com 8h de jejum. Não pode ser mais ou menos tempo de jejum, pois isso pode interferir no bom andamento da cirurgia e comprometer o bem estar do pet”, apontaram os médicos veterinários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

Além disso, faltar no dia e horário agendado compromete a agenda de castrações estrategicamente feita pela equipe da SMMA, a fim de garantir atendimento o mais breve possível aos inscritos de várias áreas do município. “Infelizmente aqueles que faltam acabam tirando a vaga de outros animais que também precisam ser castrados. Por questões de organização, dividimos em períodos/horários as castrações de acordo com a espécie e gênero – canino macho, canino fêmea, felino machos e felino fêmea”, explicaram os veterinários.

PRÓXIMA CAMPANHA
A próxima campanha de castração acontecerá entre os dias 14 e 17 de março, também na Praça da Bíblia. Porém, nesse mutirão estão sendo chamados os cadastrados aprovados do Centro, Iguaçu e área rural.

COMO INSCREVER
O programa de castração solidária é voltado a cães e gatos que se enquadrem em uma das três situações:
1) Animal resgatado por protetor independente devidamente cadastrado na SMMA;
2) Animal de rua (desde que tenha alguém que se responsabilize pelo período do pré e pós-operatório, pois para a cirurgia o animal precisa estar em jejum e os cuidados do pós-operatório duram em média cerca de 7 dias – dar medicação que é fornecida gratuitamente pela Prefeitura e monitorar a cicatrização dos pontos);
3) Animal de família com cadastro NIS (Número de Identificação Social fornecido nos CRAS).

Caso o animal se enquadre em uma dessas opções, é possível realizar a solicitação da castração no Portal da Prefeitura, através do aplicativo “Atende.Net” ou presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada no Parque Cachoeira. É necessário apresentar RG, CPF e demais informações do bichinho.

- publicidade-

Economia