23.4 C
Araucária
quarta-feira, novembro 29, 2023

Nova linha de ônibus vai integrar Araucária ao Terminal Pinheirinho

Data

Posts da semana

Bolsonaro recebe Título de Cidadão Honorário do Paraná

Deputados paranaenses aprovaram por 29 votos a 8, a...

Novo lança abaixo-assinado virtual contra indicação de Dino ao STF

O partido Novo lançou nesta segunda-feira (27) um abaixo-assinado...

Coritiba é rebaixado pela quinta vez

Desde que o Brasileirão passou a ser disputado por...

Uma nova linha de ônibus metropolitana que liga Araucária a Curitiba entrará em operação dentro de 15 dias. A linha Begônia-Pinheirinho, gerenciada pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), será integrada e vai atender a população que mora na região Sul do município.

“Esta foi a solução encontrada pela Comec para atender com eficiência a população de Araucária” diz Omar Akel, diretor-presidente da Comec ao explicar que a nova linha enquadra-se perfeitamente nas características da rede metropolitana de transporte e atende a expectativa da Prefeitura de Araucária.

“Com esta parceria com a Comec, estamos mostrando que é possível atender melhor a população sem desperdício do dinheiro público e, ao mesmo tempo, através da CMTC estamos reestruturando o sistema em estrita observância da legalidade”, explica Hissam Hussein, prefeito de Araucária.

O valor da passagem da nova linha será de R$ 4,25. Ela será uma linha paradora, terá 18 km, e partirá do bairro Tupi e seguirá para o Terminal Pinheirinho, via Avenida das Araucárias. O usuário vai desembarcar dentro do Terminal Pinheirinho onde poderá fazer integração com as demais linhas, sem o pagamento de uma nova tarifa.

Por ser uma linha metropolitana, os usuários terão que fazer o cartão metropolitano para poder usar esta linha. O pagamento também poderá ser feito em dinheiro.

ATENDIMENTO – A linha Begônia-Pinheirinho está sendo criada para garantir o atendimento a população em função do problema ocorrido com a linha Tupi-Pinheirinho. Esta linha era gerenciada exclusivamente pela CMTC – Companhia Municipal de Transporte Coletivo de Araucária, órgão da Prefeitura de Araucária.

No dia 20 de janeiro deste ano, a Prefeitura de Araucária/CMTC solicitou à Comec que ficasse responsável pela linha Tupi-Pinheirinho, por entender ser uma linha metropolitana.

A Comec fez uma análise da legalidade e estudos técnicos de viabilidade operacional e financeira. Chegou-se a conclusão que a linha Tupi-Pinheirinho opera em padrão diferente do sistema adotado pelo regulamento do transporte coletivo metropolitano, tanto na bilhetagem, quanto no cálculo do custo e na frota.

- publicidade-

Economia