Foto: Divulgação

A Superintendência de Transporte Coletivo de Araucária informou que, a partir de 07/02, o atendimento no Terminal Central seguirá até às 18 horas para atender à demanda da atualização do passe livre estudantil, o Educard. É importante lembrar que o pai/mãe/responsável legal deve realizar a solicitação do cartão na unidade educacional (CMEI, escola municipal, Colégio Estadual) onde o aluno está matriculado e, na sequência, agendar (via site da Prefeitura) a sua ida ao Terminal Central (junto com o aluno) para atualizar o cartão. Esse horário ampliado deve ocorrer por algumas semanas, a depender da procura via agendamento.

Desde 2017, a Prefeitura de Araucária garantiu a gratuidade no transporte coletivo local (TRIAR) a todos os alunos matriculados em instituições educacionais públicas do município; da Educação Infantil ao Ensino Médio. A solicitação na unidade educacional, o agendamento via site e a ida ao Terminal Central (conforme agendado) também valem para os casos de 1ª via do Educard.

A presença do aluno no dia e horário agendado no Terminal Central é fundamental já que será feita nova foto. O aluno menor de idade deve estar acompanhado de um responsável e com RG ou certidão de Nascimento (do estudante e do responsável), CPF (do estudante e do responsável legal) e comprovante de residência no nome do responsável legal (conta de luz, água ou telefone). O Terminal Central de Araucária fica à rua Presidente Carlos Cavalcanti, 356 – Centro.

O pai, mãe ou responsável legal que leva a criança de até 12 anos para a unidade educacional também tem direito a isenção, o qual deverá ser informado na ato da solicitação para que seja incluso o acompanhante. As Unidades Educacionais podem orientar os pais, bem como o Departamento de Transporte escolar (Telefone/Whatsapp 41-3901-5258).

A isenção prevista no Educard corresponde ao período em que o estudante frequenta a unidade educacional. O cartão só pode ser utilizado em dias letivos, conforme calendário escolar. O benefício do passe livre estudantil é de caráter pessoal e intransferível, sendo proibida a sua cessão, venda, permuta ou empréstimo a outra pessoa. O uso indevido do cartão do Programa Passe Livre Estudantil pode ocasionar em bloqueio do benefício.

Prefeitura de Araucária