A passarela das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na Região Oeste do Paraná, foi fechada às 9 horas, desta quinta-feira (16). Segundo a administração do Parque Nacional do Iguaçu, a vazão d’água está em 9 milhões de litros por segundo.
Por medida de segurança, apenas a passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo permanece interditada. A decisão integra o protocolo de segurança da operação da unidade de conservação.
A vazão média d’água das Cataratas do Iguaçu é de 1 milhão e 500 mil litros por segundo. Há cerca de três semanas este fluxo aumentou e permanece muito volumoso. O pico foi dia 30 de outubro com o registro de 24 milhões de litros por segundo. Desde então o fluxo oscila e permanece acima da média.
A equipe técnica da concessionária Urbia Cataratas, que faz a gestão da visitação do Parque Nacional do Iguaçu, e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão que administra a unidade de conservação, seguem monitorando e avaliando em tempo real a situação do Rio Iguaçu, na região das Cataratas do Iguaçu.