19 C
Araucária
sábado, abril 13, 2024

Pesquisa Nacional de Saúde Bucal em Araucária

Data

Posts da semana

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Texto de difícil compreensão e ações incoerentes. Foram com...

Presos os suspeitos de mandar matar Marille e Anderson

Seis anos após o crime, três suspeitos de serem...

O projeto SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira com realização pactuada para 2020, mas que teve a execução estendida em decorrência da pandemia do coronavírus. O estudo é realizado no âmbito da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), implementada pelo Ministério da Saúde e visa retratar a saúde bucal da população brasileira contribuindo para o avanço de estratégias de avaliação e planejamento dos serviços do SUS. Esse estudo está sendo realizado com aproximadamente 50 mil pessoas em 422 municípios do país.

O estudo tem como objetivo identificar as doenças mais prevalentes, como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida, entre outros aspectos. Araucária foi sorteada com uma microárea na região da Unidade de Saúde Padre Chico, no Thomaz Coelho, onde uma equipe de saúde bucal composta por um cirurgião dentista e um auxiliar de saúde bucal realizará o levantamento.

A população referência do levantamento é composta por brasileiros residentes em domicílios particulares permanentes. Serão entrevistadas e examinadas em suas casas pessoas com idades de 5 anos e de 12 anos, além de algumas pessoas sorteadas dos grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos, 65 a 74 anos. Esses domicílios estão dentro de setores censitários, que são unidades territoriais definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cuja escolha ocorreu por sorteio realizado pela UFMG. O método foi aplicado para conferir representatividade ao dado no Brasil.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o estudo iniciou no final do mês de maio com o levantamento de dados dos domicílios na área selecionada pelos Agentes Comunitários de Saúde. Estarão envolvidos na pesquisa cerca de 50 domicílios, que serão comunicados pela equipe. Na sequência, a equipe de saúde com um cirurgião dentista que realizará o exame clínico bucal e um auxiliar de saúde bucal (ASB) que registrará os dados na residência.

A pesquisa SB Brasil 2020 (2021) foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em seu Comitê de Ética em Pesquisa, com base na Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do CNS, relativa a pesquisas em seres humanos. Estão resguardados pelo inquérito todos os aspectos éticos, inclusive de segurança da informação, para a não identificação dos participantes e a confidencialidade de todos os dados coletados. Este estudo é de fundamental importância para mensurar os indicadores relacionados a saúde bucal da população brasileira.

O Ministério da Saúde pede a colaboração de todos para que recebam as equipes e participem da pesquisa. Em decorrência da pandemia, foram reforçadas as medidas de biossegurança, com maior proteção para a população avaliada e aos pesquisadores.

- publicidade-

Economia