A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e da Comissão Permanente de Credenciamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), informa que inicia, em 16 de janeiro, o chamamento de associações, cooperativas e agricultores interessados em fornecer produtos para a alimentação escolar (merenda escolar). O edital de chamamento foi publicado nesta sexta-feira (06) no Diário Oficial do Município e apresenta as informações necessárias de como participar, incluindo os documentos necessários. Esse chamamento, voltado para atendimento dentro do ano letivo de 2023, pode ocorrer até o fim do mês de setembro, mas a recomendação é que seja feito até 31 de março.
Conforme os critérios estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE – Resolução/CD/FNDE nº 26/2013), fornecedores locais do município têm a prioridade para fornecimento de produtos para a alimentação escolar. Os produtos orgânicos terão preço de compra pela Prefeitura 30% superior aos não orgânicos (Resolução nº 12/2004 CD/FNDE e leis federais 11.326/2006 e 12.512/2011).
LISTA AMPLA – A relação de produtos que a Prefeitura tem interesse em comprar para a alimentação escolar é muito ampla e mostra a preocupação de oferecer produtos de qualidade e saudáveis aos estudantes. A relação de itens, descrita no edital, inclui diferentes tipos de abóbora, alface, batata, laranja, limão, maçã, pêra, uva e abacaxi. Brócolis, vagem, champignon, pêssego, geleia de frutas, sucos integrais, pães variados, nhoque, pierogui, leite, iogurte, queijos também aparecem na longa lista do edital. No documento ainda consta que o valor de compra pode chegar a R$ 40 mil por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural.
Em Araucária, a alimentação escolar, além de um direito da criança, é vista como parte imprescindível para o desenvolvimento dos estudantes. Oferecer opções diversificadas, naturais e menos produtos industrializados, é possibilitar o desenvolvimento, crescimento e formação de práticas saudáveis, além de terem a oferta de alimentos que cubram suas necessidades nutricionais e a descoberta de novos sabores.
QUALIDADE – Os cardápios da alimentação escolar de Araucária são elaborados por nutricionista e estão no portal da Prefeitura na internet (www.araucaria.pr.gov.br). Eles levam em conta as necessidades nutricionais estabelecidas, separados por faixa etária. É sempre importante destacar que a preocupação maior é garantir que a alimentação seja saborosa e saudável, valorizando os produtos in natura e priorizando os alimentos regionais.
Em 2022, a SMED lançou o e-book ‘Merendicas’, com diversas receitas que estão vinculadas ao cardápio previsto para a alimentação escolar. O material produzido teve por objetivo apoiar as cozinheiras e merendeiras que trabalham nas unidades educacionais municipais. Na relação de receitas salgadas e doces do e-book também constam algumas pensadas para pessoas com restrições alimentares. O e-book foi tão bem recebido que está à disposição para os pais fazerem download na página da Alimentação Escolar, que está no site da Prefeitura.
* CLIQUE AQUI para ler o edital publicado sobre o chamamento.