Foto: Rodrigo-Felix-Leal-AEN

Com o fim da janela partidária neste 1º de abril, o Partido Social Democrático (PSD) se confirmou como a maior bancada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O partido do governador Ratinho Júnior conseguiu a filiação de onze deputados estaduais. Dos 54 deputados estaduais, 29 decidiram trocar de sigla para as eleições de 2022.

Entre as novas adesões ao PSD estão o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (ex-PSDB), e o primeiro secretário, Luiz Cláudio Romanelli (ex-PSB).

Também trocaram seus respectivos partidos pelo PSD, o deputado Alexandre Curi (ex-PSB), Adelino Ribeiro (ex-Patriota), Artagão Júnior (ex-PSB), Estacho (ex-PV), Evandro Araújo (ex-PSC), Gugu Bueno (ex-PL), Paulo Litro (ex-PSDB), Pedro Paulo Banzana (ex-PV) e Tiago Amaral (ex-PSDB).

O Partido Progressistas (PP) de Ricardo Barros ganhou três novos filiados na Alep. São eles o deputado Galo, que deixou o Podemos; Guto Silva, ex-chefe da Casa Civil do Paraná, que estava no Partido Social Democrático (PSD); e Tião Medeiros que era filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O partido já tem na bancada os deputados Luiz Carlos Martins, Gilberto Ribeiro e Maria Victoria.

O deputado Requião Filho trocou o MDB pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para apoiar o pai, Roberto Requião, candidato do PT ao Governo do Estado.

Ao todo, o PSD tem 16 deputados estaduais filiados ao partido. A segunda maior bancada está com o PP que tem seis deputados. O PP é seguido de perto pelo PT, pelo União Brasil e pelo Republicanos, cada um com cinco parlamentares.

Eleições
Sobre as filiações ao seu partido, Ratinho Júnior disse que os novos reforços políticos devem ser de grande ajuda para as eleições desse ano, mas destaca que o trabalho não pode parar.

“Temos muito a apresentar para a sociedade. O Paraná perdeu muito tempo ao longo de décadas brigando, perdendo grandes empresas por causa de uma prática da velha política”, afirma.

Ratinho também ressaltou que gostaria de manter sua parceria com o vice-governador Darci Piana (PSD) para as eleições deste ano.

“Vice sempre é uma posição muito do candidato. O Darci Piana é um dos paranaenses mais respeitados do Brasil. Estou muito feliz com ele. Espero que a gente consiga manter essa parceria”, diz.

A janela partidária se iniciou no dia 3 de março e terminou na sexta-feira (1º).
Por Rodrigo Schievenin