23.4 C
Araucária
quinta-feira, junho 20, 2024

Saiba quais municípios do Paraná terão voto em trânsito; prazo para solicitação começou hoje

Data

Posts da semana

Morre Chrystian, cantor que fez dupla com Ralf

O cantor Chrystian, que já formou dupla sertaneja com...

Incêndio destrói caminhão de transportar gás

Câmera de segurança registra o momento da explosão de...

Empresário reage a assalto e atira contra o criminoso

Um assaltante foi socorrido em estado grave após ser...

A modalidade pode ser feito somente em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores.

A modalidade pode ser feito somente em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. Quem não conseguiu transferir o domicílio eleitoral ou estará fora dele nas eleições, em outubro, pode solicitar o voto em trânsito. O prazo começou nesta segunda-feira (18) e segue até 18 de agosto, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O voto em trânsito é como uma transferência de domicílio eleitoral, mas temporária. Por exemplo, moro em Curitiba, mas já sei que estarei no Rio de Janeiro no dia da votação. Nessa hipótese, basta informar à Justiça Eleitoral que pretende votar naquela cidade indicada.

A modalidade pode ser feito somente em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. No Paraná, as cidades com essa essa possibilidade são: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Araucária, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Toledo e Foz do Iguaçu.

É possível pedir o voto em trânsito no primeiro, no segundo ou em ambos os turnos. Neste ano, o primeiro turno está marcado para 2 de outubro e, eventual segundo turno, marcado para o dia 30 do mesmo mês.

Modalidades
– Para quem estiver fora da cidade, mas dentro do mesmo estado em que vota, poderá participar das eleições para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

– Já as eleitoras e os eleitores que pretendem votar em outro estado poderão participar da escolha apenas para o cargo de presidente da República.

Vale reforçar que não é possível votar em trânsito fora do Brasil. No entanto, quem tem o título de eleitor cadastrado no exterior e estiver em trânsito no território brasileiro poderá, sim, votar na eleição para o cargo de presidente da República, desde que habilitado dentro do prazo.

Como pedir o voto trânsito
Os eleitores poderão procurar qualquer cartório eleitoral para indicar onde pretendem votar. Os pedidos para voto em trânsito devem ser feitos em atendimento presencial. Não há a opção de solicitação pela internet.

Nesses casos, na hora de indicar onde pretende votar, a escolha vale para locais diferentes para o primeiro e segundo turnos, ou para o mesmo local nos dois turnos. Mas, depois de comunicado no cartório, no prazo estipulado (18 de julho a 18 de agosto), não há como mudar depois.

Por Redação Banda B em 18 de Julho

- publicidade-

Economia