Por SMCS - Araucária Foto: Divulgação

Com a chegada do frio, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) tem intensificado os trabalhos. Nessa semana entre os dias 28 de julho e 1° de agosto, a abordagem nas ruas para informar sobre o Serviço de Albergagem para moradores de rua será feita diariamente e em horário estendido.

A albergagem é um acolhimento emergencial e imediato de pessoas em situação de rua para pernoite. Na acolhida da Albergagem, essas pessoas passam por uma avaliação de saúde. O usuário recebe um kit de higiene, banho e refeições (jantar e café da manhã).
O acesso ao serviço pode ocorrer até 22h30 de modo espontâneo ou até meia-noite quando feito pela equipe da abordagem. De acordo com a SMAS, o público prioritário que tem utilizado o serviço são do sexo masculino e possui algum tipo de trabalho, seja como flanelinha ou catador de resíduos. O Serviço de Albergagem é realizado à noite no Centro Dia Idoso (Rua Nossa Senhora dos Remédios, 1273 – Fazenda Velha) e deve ocorrer até 06 de setembro.

Quando necessário, reforço pode voltar
A partir de segunda-feira (02), a busca ativa das equipes da SMAS volta a acontecer novamente em dias alternados e reforçada quando os técnicos julgarem necessário. A Defesa Civil de Araucária monitora a frente fria e está trabalhando de maneira articulada com as demais secretarias da Prefeitura envolvidas na resposta desse enfrentamento, de maneira a auxiliar nos acolhimentos.

Campanha do Agasalho
Outra medida de enfrentamento ao frio, a Campanha do Agasalho de Araucária, acontece até o dia 31 de agosto. As caixas para deixar a doação (devidamente identificadas) estão nas unidades básicas de saúde (UBS), nas sedes das Secretarias de Segurança Pública, Agricultura, Educação e Meio Ambiente. Há pontos também no Terminal Central e no Angélica. Participe, separe itens que não usa mais e aqueça o seu coração! Há maior demanda de roupas masculinas.

É muito importante que as peças estejam limpas e em bom estado. São bem-vindas blusas de lã, moletons, jaquetas, calças, gorros, meias, luvas, cobertores, mantas, cobertas e calçados fechados. Este ano a SMAS já distribuiu 2 mil peças arrecadadas e está com mais 4 mil para destinar. Foram beneficiados inscritos nos Centros de Referência de Assistência, albergados e instituições que auxiliam famílias em situação de vulnerabilidade, como associações de moradores, Casa dos Padres Vicentinos e Rotary Club.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui