28 C
Araucária
quinta-feira, outubro 8, 2026

Pesquisa aponta Flávio Bolsonaro à frente de Lula na corrida presidencial

Posts da semana

Como solicitar mudança de domicílio bancário do Pnate no Fnde

Os entes executores beneficiários do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) — o que inclui estados, municípios e o Distrito Federal — contam c

Encontro com ex-jogadores gera alerta duplo para o Athletico diante do Atlético-MG

O Athletico entra em campo sob atenção redobrada em relação à tradicional "lei do ex" no confronto contra o Atlético-MG. O lateral-esquerdo Renan Lodi e o ataca

Especialista detalha direitos fundamentais e cuidados essenciais no processo de divórcio

Entendendo as complexidades jurídicas da dissolução conjugal O fim de um casamento representa uma transição profunda na dinâmica de uma família. Além do impact

A pesquisa divulgada em abril pelo instituto Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, indica uma mudança no cenário de um eventual segundo turno da eleição presidencial. Pela primeira vez, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda que a diferença esteja dentro da margem de erro.

De acordo com o levantamento, Flávio Bolsonaro registra 42% das intenções de voto em uma simulação direta contra Lula, que soma 40%. O percentual de indecisos é de 2%, enquanto 16% dos entrevistados afirmam que pretendem votar em branco, anular ou não comparecer às urnas.

Na pesquisa anterior, realizada em março, os dois apareciam empatados com 41% cada. A oscilação observada entre os levantamentos está dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que impede afirmar uma vantagem consolidada.

Nos demais cenários testados para o segundo turno, Lula mantém desempenho superior. O presidente venceria todos os adversários avaliados, com resultados de 43% a 36% contra Romeu Zema (Novo), 43% a 35% diante de Ronaldo Caiado (PSD), 44% a 24% contra Renan Santos (Missão) e 44% a 23% frente a Augusto Cury (Avante), considerando também a margem de erro.

Com a definição mais recente das pré-candidaturas — marcada pela desistência do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e pela escolha de Ronaldo Caiado como nome do partido — o levantamento passou a considerar apenas um cenário estimulado de primeiro turno, no qual os entrevistados recebem uma lista de candidatos.

Cenário de primeiro turno da pesquisa Genial/Quaest de abril
Já na pesquisa espontânea, em que não há apresentação prévia de nomes, Lula e Flávio Bolsonaro aparecem como os mais lembrados pelos eleitores, indicando maior nível de conhecimento entre o público.

– Lula (PT) – 37%
– Flávio Bolsonaro (PL) 32%
– Ronaldo Caiado (PSD) 6%
– Romeu Zema (Novo) 3%
– Augusto Cury (Avante) 2%
– Renan Santos (Missão) 2%
– Cabo Daciolo (Mobiliza) 1%
– Samara Martins (Unidade Popular) 1%
– Aldo Rebelo (Democracia Cristã) 0%
– Indecisos – 5%
– Branco/nulo/não vai votar – 11%

O estudo também investigou o grau de firmeza das intenções de voto. Entre os eleitores de Lula, 65% afirmaram que sua escolha é definitiva, enquanto 35% admitem possibilidade de mudança. No caso de Flávio Bolsonaro, 60% disseram estar decididos, e 40% declararam que ainda podem rever o voto.

Pesquisa espontânea e definição do voto
A pesquisa espontânea – quando não é apresentada uma lista de candidatos aos eleitores – mostra que Lula e Flávio Bolsonaro estão com os nomes mais conhecidos entre os entrevistados. Veja os números abaixo:

– Indecisos 62%
– Lula (PT) 19%
– Flávio Bolsonaro (PL) 13%
– Outros – 5%
– Jair Bolsonaro (PL) 1%

Outra pergunta feita pela Genial/Quaest aos eleitores foi sobre se a intenção de voto deles é definitiva ou pode mudar. Entre eleitores de Lula, 65% disseram que é definitiva e 35% que pode mudar, contra 60% de definitiva e 40% de que podem mudar para Flávio Bolsonaro.

Dados obrigatórios da pesquisa
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09285/2026. Ao todo, foram realizadas 2.004 entrevistas presenciais, em domicílios, entre os dias 9 e 13 de abril. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Por Redação em 15 de abril, 2026

Economia