19.9 C
Araucária
quarta-feira, julho 17, 2024

Araucária forma grupo da ROMU

Data

Posts da semana

Hipermercado em Curitiba passa a funcionar 24 horas

Quem nunca teve vontade de ir ao mercado naqueles...

Ex-vereador agride ex-esposa e vai parar na cadeia

Câmera de segurança registra o ex-vereador Alex Nogueira agredindo...

Fiocruz alerta para meningite transmitida por caramujo

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) confirmou a presença do...

Araucária formou uma turma com 26 guardas municipais da cidade no curso de formação para o novo grupo tático da tropa em Rondas Ostensivas Municipais (ROMU). Participaram também do curso 3 guardas de Mandirituba e 1 de Fazenda Rio Grande. A entrega simbólica dos certificados aconteceu nesta quinta-feira (06) na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Boa parte da ementa do curso foi ministrada pelo GOE (Grupo de Operações Especiais de Curitiba).

A formação com 173 horas de treinamento abordou os conteúdos de Técnicas de abordagem e Algemamento; Combate em Ambiente Confinado; Direitos Humanos; Uso Diferenciado da Força, Técnicas de Controle de Distúrbio Civil; Técnicas de Direção Defensiva e Ofensiva; Armamento e Tiro; Atendimento Pré-Hospitalar; Condicionamento Físico; Atividades de Treinamento Psicológico. O curso aprofundou a experiência dos participantes na área de Operações de Inteligência e de Contrainteligência, visando minimizar a exposição dos operacionais a riscos eminentes da profissão e auxiliando no combate à criminalidade em suas várias vertentes.

O ROMU da Guarda Municipal de Araucária (GMA) atuará de maneira semelhante ao antigo Grupo de Apoio Tático (GAT), porém a nomenclatura agora utilizada será ROMU, conforme padronização nacional sugerida pelo regulamento das Guardas Municipais. O ROMU circulará pelos bairros e será responsável por patrulhamentos táticos, dando apoio às outras viaturas em ações que exijam preparo para determinadas situações. Essa equipe deverá ter condutas especificamente ostensivas, parecidas inclusive com grupos táticos da Polícia Militar, tais como a RONE/PR (Ronda Ostensiva de Natureza Especial) e o BOPE (Batalhão de Operações Especiais), uma vez que são equipadas com armas longas (de maior calibre).

Equipamentos
Além de dispor de armas mais imponentes, o ROMU de Araucária iniciará seus atendimentos com  veículos novos: 2 caminhonetes Nissan Frontier adquiridas neste ano.

- publicidade-

Economia