17.9 C
Araucária
domingo, dezembro 10, 2023

Araucária intensifica ações de combate e prevenção à Dengue

Data

Posts da semana

OAB pede afastamento de Traiano da presidência da Assembleia

A OAB Paraná encaminhou na tarde desta quinta-feira, dia...

O cantor Zé Neto, sofre acidente de carro

Após grave acidente, Cristiano fala que Zé Neto ‘está...

Lula chama Gleisi para conversar

A presidente nacional do PT, a deputada federal do...

O Boletim Semanal de Arboviroses de Araucária da última semana trouxe o registro do primeiro caso de Dengue Autóctone (contraído no município). Porém, muito antes deste registro os órgãos de Vigilância em Saúde já vinham se mobilizando no sentido de reforçar as ações e intensificar o trabalho de prevenção e combate aos focos dos criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypt.

Nesta segunda-feira (15), cerca de 80 médicos e enfermeiros da rede estão participando de um curso de “Manejo Clínico e Diagnóstico Diferencial para Arboviroses”, ministrado pelo Médico Infectologista da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Francisco Beraldi de Magalhães.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS´s), Agentes de Combate à Endemias (ACE´s) e demais profissionais de saúde também estão sendo capacitados nesta data. Eles participam da “Capacitação sobre Ações de Monitoramento e Controle para Arboviroses e Zoonoses de Interesse à Saúde Pública”.

Outras ações

Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) também está sendo realizada a intensificação do programa Bairro Limpo e, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo, os processos de notificação de proprietários de terrenos baldios e imóveis desocupados com criadouros de mosquitos estão tendo mais celeridade.

Outra importante ação que vem sendo realizada no município é o LIRA (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti). Uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunha, febre pelo vírus zika.

Um trabalho intenso de visitas dos Agentes de Combate a Endemias a casas, imóveis e terrenos baldios a procura de larvas do mosquito e eliminação de criadouros: pneus, vasos de plantas, caixas d’água, cisternas, piscinas abandonadas, locais de acúmulo de água da chuva, canaletas, latas e tampinhas de garrafas pet.

O Departamento de Vigilância em Saúde também faz um alerta para a população separar 10 minutos do seu sábado para redobrar a atenção em relação aos criadouros de mosquitos em seu terreno. Esta ação de iniciativa da Prefeitura Municipal de Araucária é chamada de “Dez minutos contra a Dengue”, para mobilização de toda a sociedade civil do município.

Veja também: Vacina contra a gripe tem público ampliado: crianças até 12 anos e pessoas acima dos 50

Por Redação em 15 de maio, 2023

- publicidade-

Economia