19 C
Araucária
sábado, abril 13, 2024

Araucária investe quase R$ 3 milhões em novas viaturas

Data

Posts da semana

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Texto de difícil compreensão e ações incoerentes. Foram com...

Presos os suspeitos de mandar matar Marille e Anderson

Seis anos após o crime, três suspeitos de serem...

Araucária adquiriu mais 15 novas viaturas 0Km para a Guarda Municipal. Os veículos do tipo SUV custaram R$ 2,67 milhões e serão um reforço para as 20 viaturas que já eram utilizadas pelas equipes, considerando que o efetivo da corporação passou de 154 profissionais (em 2021) para 280 guardas municipais neste ano. Em 2023 também, a Guarda Municipal de Araucária adquiriu 2 caminhonetes Nissan Frontier que serão utilizadas pelo novo grupo que será formado para atuação em Rondas Ostensivas Municipais (ROMU).

Além das novas Dusters serem uma opção para substituir algum veículo que esteja em manutenção, com a chegada de mais guardas que estão sendo formados, mais equipes poderão estar nas ruas, fazendo ronda por praças, parques, perto de escolas e unidades básicas de saúde.

A Guarda Municipal de Araucária atende hoje 162 próprios públicos do município com monitoramento de alarmes e rondas. Alguns departamentos atuam de maneira mais específica, como a equipe Patrulha Maria da Penha, que acompanha o desenrolar de medidas protetivas. Tem também a Defesa Civil, que executa ações preventivas e de socorro em caso de desastres naturais, dentre outros departamentos. A GMA ainda realiza trabalho de caráter policial (combate a assaltos, tráfico de drogas e crimes em geral) e com o aumento do número de profissionais, as rondas pela cidade devem ser reforçadas. A Guarda Municipal pretende também reativar as Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) com a aquisição recente das novas caminhonetes Nissan Frontier.

Esse grupo atuará de maneira semelhante ao antigo Grupo de Apoio Tático (GAT), porém a nomenclatura agora utilizada será ROMU, conforme padronização nacional sugerida pelo regulamento das Guardas Municipais. O ROMU circulará pelos bairros e será responsável por patrulhamentos táticos, dando apoio às outras viaturas em ações que exijam preparo para determinadas situações. Essa equipe deverá ter condutas especificamente ostensivas, parecidas inclusive com grupos táticos da Polícia Militar, tais como a RONE (Ronda Noturna Especial) e o BOPE (Batalhão de Operações Especiais), uma vez que são equipadas com armas longas (de maior calibre).

- publicidade-

Economia