15.7 C
Araucária
quarta-feira, setembro 16, 2026

Casos de doenças respiratórias aumentam com a chegada do frio

Posts da semana

Justiça eleitoral rejeita pedido de moro e mantém propaganda do psd sobre votação no senado

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) rejeitou, nesta terça-feira (15), uma solicitação apresentada pela chapa de Sergio Moro (PL) que buscava obter

Retorno ao gramado após longo período lesionado coloca Rodrigo Gelado como alternativa no Coritiba

O lateral-esquerdo Rodrigo Gelado, de 22 anos, voltou a receber oportunidades no Coritiba após passar mais de 320 dias afastado dos gramados em decorrência de u

Prazo para reformas e limpeza em cemitérios de Araucária se aproxima

A Prefeitura de Araucária, situada na Região Metropolitana de Curitiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), estabeleceu as diretrize

Com a queda nas temperaturas, os atendimentos por doenças respiratórias aumentaram de forma expressiva em Araucária. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) revelam que, na segunda quinzena de maio, os serviços de pronto atendimento da cidade – especialmente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Pronto Atendimento Infantil (PAI) – registraram aumento considerável na procura por atendimentos.

Segundo o Departamento de Urgência e Emergência, entre os dias 16 e 31 de maio, a UPA atendeu 11.684 pacientes, o que representa uma média de 780 atendimentos por dia e um crescimento de 30% em relação à primeira quinzena do mês. Apenas na segunda-feira, dia 26, foram realizados 898 atendimentos – um volume expressivo para um único dia.

No PAI, a alta foi ainda mais acentuada: 4.348 crianças foram atendidas na segunda quinzena, com média diária de 289 pacientes – um aumento de 69% em comparação com as duas primeiras semanas de maio.

A diretora do Departamento de Urgência e Emergência, Ana Maria Taborda, alerta que a atenção às medidas preventivas é fundamental neste momento. “Considerando que os serviços de saúde da Região Metropolitana de Curitiba já estão pressionados pelo aumento dos casos respiratórios, é essencial que a população adote cuidados para evitar o agravamento da situação”, enfatiza.

Para atender à demanda crescente, a SMSA reforçou a equipe da UPA com mais profissionais de saúde. Ainda assim, a superlotação pode se tornar uma realidade se os atendimentos não forem buscados de forma adequada. A orientação é para que pacientes com sintomas leves – como tosse, coriza, dor de garganta e perda de olfato ou paladar – procurem primeiramente uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Nesses casos, o uso de máscara já nos primeiros sinais é altamente recomendado.

Em situações de agravamento, como febre alta persistente, falta de ar, respiração acelerada ou alteração do nível de consciência, o atendimento deve ser buscado imediatamente na UPA.

Entre as principais formas de prevenção estão: manter a vacinação contra a gripe em dia (disponível para todos os públicos nas UBSs), higienizar as mãos com frequência e manter os ambientes bem ventilados. Essas práticas simples ajudam a reduzir a transmissão de vírus respiratórios e protegem toda a comunidade.

Por SMCS com Redação em 06 de junho, 2025

Economia