15.7 C
Araucária
quarta-feira, setembro 16, 2026

Defesa Civil alerta para possibilidade de ciclone com ventos de até 70 km/h em Curitiba

Posts da semana

Justiça eleitoral rejeita pedido de moro e mantém propaganda do psd sobre votação no senado

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) rejeitou, nesta terça-feira (15), uma solicitação apresentada pela chapa de Sergio Moro (PL) que buscava obter

Retorno ao gramado após longo período lesionado coloca Rodrigo Gelado como alternativa no Coritiba

O lateral-esquerdo Rodrigo Gelado, de 22 anos, voltou a receber oportunidades no Coritiba após passar mais de 320 dias afastado dos gramados em decorrência de u

Prazo para reformas e limpeza em cemitérios de Araucária se aproxima

A Prefeitura de Araucária, situada na Região Metropolitana de Curitiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), estabeleceu as diretrize

Curitiba e demais cidades do Paraná poderão ser atingidas, nas próximas horas, por um ciclone extratropical em desenvolvimento sobre o Rio Grande do Sul e que se desloca rapidamente para o estado. Segundo o boletim meteorológico do Simepar, os ventos fortes começam na tarde desta quarta-feira (12/7) e se intensificam na quinta-feira (13/7), podendo chegar a rajadas de até 70 km/h sobre a Região Metropolitana e principalmente, sobre Curitiba.

“A intensa ventania prevista para a capital pode ocasionar destelhamentos, queda de árvores e postes de iluminação pública”, alerta o coordenador municipal da Defesa Civil, Nelson Ribeiro.

O essencial é ter atenção para alguns pontos antes de qualquer situação de tempestades e ventos, orienta o coordenador. “Os veículos de comunicação e o aplicativo Curitiba APP da Prefeitura trazem informações, em tempo real, sobre as rajadas de vento, a intensidade, se está chovendo e o volume de água”, explica Ribeiro.

Ligue 199 ou 156
É fundamental evitar localidades onde existam ocorrências provocadas pelas chuvas e vendavais. “O ideal, se possível, é adiar a saída de casa, a pé ou de carro. É melhor atrasar ou desmarcar um compromisso do que sair de casa em meio a situações climáticas adversas”, complementa o coordenador da Defesa Civil.

Em uma emergência ou se tiver dúvidas, o cidadão pode ligar para o telefone de emergência 199 da Defesa Civil. Para retirada de árvores da via pública, o contato é a Central 156 de Atendimento ao Cidadão.

Por SMCS em 12 de julho, 2023 

Economia