Ao longo do mês de dezembro, as unidades básicas de saúde (UBS) de Araucária, bem como a Farmácia Central, participam de uma mobilização para recolher medicamentos vencidos ou sem uso. O objetivo da ação é garantir que os medicamentos tenham o destino correto e evitar, por exemplo, situações de contaminação ao meio ambiente ou intoxicação de crianças e animais.

O mês de dezembro é um período em que as pessoas costumam fazer uma grande faxina em casa e, muitas vezes, não sabem como proceder com os medicamentos que sobraram ou então aqueles já vencidos. Durante o próximo mês, os moradores poderão entregar esses medicamentos em qualquer uma das UBS do município ou na Farmácia Central (junto ao CEMO) durante o horário de atendimento normal.

O descarte de medicamento por meio da rede de água/esgoto ou da coleta de lixo representa um risco de contaminação ambiental. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde conta com a colaboração de todos para realizar o descarte correto desses resíduos.