25.9 C
Araucária
quarta-feira, maio 22, 2024

GM´s são capacitados pela Secretaria de Saúde para atendimentos de Primeiros Socorros

Data

Posts da semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA), por meio do Departamento de Urgência e Emergência está realizando uma capacitação dos novos 101 Guardas Municipais da cidade para atendimentos de primeiros socorros. É a primeira vez que uma equipe própria da SMSA ministra esse treinamento.

Essa capacitação está sendo realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal e envolve os seguintes temas: Basic Life Suport (RCP em adultos, crianças e bebes, uso do DEA, manejo de desobstrução de vias aéreas adultos, crianças e bebes); manejo inicial da crise convulsiva; controle e classificação das hemorragias; indicações do uso de torniquete; abordagem a pacientes psiquiátricos.

“São frequentes as situações em que uma equipe da GM acaba atendendo casos de urgência, como afogamento, parada cardíaca, engasgamento ou mesmo crises epiléticas. Como a viatura, muitas vezes, é a primeira a chegar no local, essa formação é muito importante para que o Guarda esteja habilitado em prestar o primeiro atendimento até a chegada da equipe técnica do SAMU no local”, destaca a SMSA.

De acordo com a Saúde, há previsão de estender essa formação ao restante da equipe da Secretaria Municipal de Segurança Pública como forma de atualização dos profissionais.

- publicidade-

Economia