21.2 C
Araucária
sábado, março 22, 2025

Grandes obras das Escolas Ayrton Senna e Jacomel devem iniciar nos próximos dias

Data

Posts da semana

Abertas as inscrições para a quinta edição do casamento coletivo

Estão abertas as inscrições para casais interessados em participar...
Nesta semana, a Prefeitura de Araucária publicou os contratos para a realização de mais duas grandes obras de unidades educacionais do município. Com isso, as empresas vencedoras dos processos licitatórios devem iniciar a obra de reforma e ampliação da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva (no Jardim Industrial) e a construção do novo prédio da Escola Municipal Deputado João Leopoldo Jacomel (no Jardim Gralha Azul) já nos próximos dias. A escola Ayrton Senna terá a reforma da sua área já construída (1.196m²) e um novo bloco de 1.325m², totalizando 15 salas de aula. Já o novo prédio da escola Jacomel terá três pavimentos e inclui, na frente, uma praça aberta para os moradores.De acordo com o projeto elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), o novo bloco da escola Ayrton Senna contará com seis salas de aula, laboratório de informática, sala multiuso, refeitório, biblioteca, cozinha, área de serviço e sanitários, divididos em dois pavimentos, atendendo às normas de acessibilidade. Para integrar as duas estruturas (a atual e a nova), haverá uma cobertura que funcionará como espaço de integração. O prédio já existente passará por uma ampla reforma, com mudança de acabamentos, portas e janelas, melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas e substituição do telhado existente. Essa escola fica no mesmo complexo onde encontram-se um novo CRAS em obras e um novo CMEI também em obras.

Já no projeto da nova escola Jacomel, também elaborado pela equipe da SMPL, ao contrário do antigo prédio, o novo será visto da rua com destaque e, em frente a ele, haverá uma praça aberta para os moradores, independente do horário de atendimento da unidade educacional. Será uma estrutura moderna de área três vezes maior que o prédio antigo. A biblioteca ganhou lugar de destaque na fachada e foi pensada para ser um local amplo, com grandes áreas envidraçadas que estimulem a leitura e integração. Em cada pavimento haverá uma arquibancada interna batizada de Central da Criatividade com a finalidade de promover interação entre alunos em intervalos entre aulas e no ensino integral.

Fora da área da escola, a comunidade do Gralha Azul local passará a contar com uma praça aberta com bancos, parque infantil e academia da 3ª idade. Esse local tem por objetivo oferecer um espaço de convivência e lazer para os moradores. Ao lado da praça, haverá ainda um trabalho de recomposição da área de proteção ambiental.

IMAGENS RELACIONADAS
- publicidade-

Economia