19.6 C
Araucária
domingo, junho 16, 2024

Mutirão do município realizado em maio castrou 661 cães e gatos

Data

Posts da semana

Empresário reage a assalto e atira contra o criminoso

Um assaltante foi socorrido em estado grave após ser...

Cantor Nahim é encontrado morto em sua casa

O cantor Nahim, foi encontrado morto em sua casa,...

Secretário de Segurança de Araucária é preso pelo Gaeco

O secretário de Segurança Pública de Araucária, Lincoln Roberto Stygar,...

Entre os dias 24 e 27 deste mês, a Prefeitura de Araucária realizou mais um mutirão de castração pré-agendada de cães e gatos na Praça da Bíblia. Foram 661 animais contemplados na campanha (293 cadelas, 115 cachorros, 162 gatas e 91 gatos). Todo mês Araucária tem castrado mais de 500 animais gratuitamente, com fornecimento de medicação pós-operatória também.

Cabe-se ressaltar que é responsabilidade do dono do animal garantir que o animal esteja em jejum total por EXATAMENTE 8 horas antes da cirurgia e fornecer os medicamentos pós-operatórios nos horários indicados, além de monitorar os pontos do animal até que cicatrizem, o que pode levar cerca de 7 a 10 dias.

Crescimento exponencial
Se for feito um cálculo bem simples supondo que uma cadela tenha 10 filhotes ao ano, em 10 anos serão 100 filhotes apenas dessa cadela. Se for fazer uma conta mais elaborada, considerando os filhotes de cada ninhada e que esses filhotes já podem se reproduzir a partir dos 6 meses, o número fica ainda maior.

Mesmo que um cão não seja de rua, mas tenha acesso a ela, pode gerar filhotes pelas ruas e aumentar o número de animais sem guarda responsável. Além disso, a castração ajuda a prevenir doenças no aparelho reprodutivo, comportamentos agressivos e de marcação de território.

Próxima campanha
A próxima campanha de Castração Solidária ocorrerá entre os dias 21 a 24 de junho na Praça da Bíblia, também por agendamento prévio pelo site da Prefeitura e confirmação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Serão agendados aproximadamente 180 animais por dia.

Cadastre seu animal
O cadastro é realizado pelo site da Prefeitura (banner rotativo no https://araucaria.atende.net/ – mediante login), via aplicativo atende.net* ou direto na Secretaria de Meio Ambiente, localizada no Parque Cachoeira.

Os mutirões dão prioridade aos inscritos com Número de Identificação Social (NIS) e renda familiar de até 3 salários-mínimos, além de animais de protetoras com cadastro atualizado junto à Prefeitura. Podem ser castrados animais de 7 meses a 7 anos de idade.

Por Redação com informação/SMCS em 30 de maio, 2023

- publicidade-

Economia