Foto: Divulgação

O Novo TRIAR informou que, desde a implantação do novo sistema de bilhetagem (em 16/08/21), já foram emitidos mais de 50 mil cartões para atender ao diferentes públicos e objetivos de transporte coletivo em Araucária. As gratuidades nas linhas do TRIAR, por exemplo, só ocorrem mediante utilização do cartão. Aos domingos, quando há isenção da tarifa para todos os usuários, o uso do cartão é essencial para esse benefício. O cartão também tem um importante viés de segurança, pois é possível rastrear seu uso nos diversos pontos de bilhetagem do sistema.

O transporte coletivo de Araucária tem se mostrado um meio economicamente atraente e, com isso, o sistema local (TRIAR) tem registrado crescimento de usuários nos últimos meses. Segundo o Novo TRIAR, no inicio de maio, foi registrado o recorde de mais de 59 mil usuários em um único dia no sistema. Em 2017, antes da sequência de reduções de tarifa e implantação de diversos benefícios, esse número era cerca de 30 mil usuários/dia.

A tarifa, hoje, em R$ 1,50 (em vez de seguir a tarifa metropolitana atual de R$ 5,50) ‘pesa menos’ no orçamento das famílias, e tem agido como fomentador em diversas áreas sociais. Além disso, cerca de 30% de todos os usuários contam com algum tipo de gratuidade no TRIAR. É o caso de milhares de estudantes de instituições públicas do município (da Educação Infantil ao Ensino Médio – incluindo EJA e e Ceebja) e do pai/mãe/responsável legal, que tem direito à gratuidade para levar e buscar a criança (até 12 anos) na escola.

O município conta com uma ampla lista de isenções como forma de dar suporte a diferentes situações. Os participantes de cursos profissionalizantes da Secretaria de Trabalho e Emprego e os inscritos em atividades esportivas da Secretaria de Esporte e Lazer, além dos participantes de cursos da Secretaria de Cultura e Turismo, contam com gratuidade nos ônibus do TRIAR. Para esses e outros caso há emissão do cartão TRIAR. A tarifa reduzida também é positiva no custo do vale-transporte (via cartão) para o empregador e os trabalhadores autônomos podem se deslocar com mais economia. O uso do cartão possibilita ainda a integração ponto a ponto, integração temporal e gratuita entre linhas do TRIAR fora dos terminais – nos pontos de ônibus.

A emissão do cartão TRIAR ocorre no Terminal Central de Araucária ( rua Presidente Carlos Cavalcanti, nº 356, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

PRATICIDADE – O transporte coletivo (TRIAR) é uma das áreas que já contam com informações no atendimento multicanal lançado recentemente pela Prefeitura. Por meio de chat no portal da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br), do perfil oficial da Prefeitura no Facebook (araucariaoficial – via Messenger) e via WhatsApp (3614-1400) é possível ter acesso a diferentes serviços e atendimentos. Sobre o TRIAR, há informações sobre o cartão TRIAR e sobre benefícios e isenções, consulta de horários de ônibus do TRIAR, consulta de itinerários, solicitações de pontos de ônibus e solicitações de alterações de itinerários. O passe livre estudantil (Educard) também está incluído neste atendimento multicanal.