15.7 C
Araucária
quarta-feira, setembro 16, 2026

Polícia Civil do Paraná terá novo concurso público; edital deve ser lançado em breve

Posts da semana

Justiça eleitoral rejeita pedido de moro e mantém propaganda do psd sobre votação no senado

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) rejeitou, nesta terça-feira (15), uma solicitação apresentada pela chapa de Sergio Moro (PL) que buscava obter

Retorno ao gramado após longo período lesionado coloca Rodrigo Gelado como alternativa no Coritiba

O lateral-esquerdo Rodrigo Gelado, de 22 anos, voltou a receber oportunidades no Coritiba após passar mais de 320 dias afastado dos gramados em decorrência de u

Prazo para reformas e limpeza em cemitérios de Araucária se aproxima

A Prefeitura de Araucária, situada na Região Metropolitana de Curitiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), estabeleceu as diretrize

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), confirmou nesta sexta-feira (6) a realização de um novo concurso público para a Polícia Civil do Estado (PCPR). O anúncio ocorreu durante a cerimônia de entrega de 243 drones destinados às forças de segurança, realizada no Parque Barigui, em Curitiba.

A seleção contemplará cargos de todas as carreiras da corporação, incluindo delegados, agentes de polícia judiciária e papiloscopistas. A iniciativa faz parte de um pacote mais amplo de reforço no efetivo da segurança pública estadual. Em declarações recentes, o governador já havia informado a ampliação de concursos para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Polícia Científica, totalizando a previsão de mais de 5,6 mil novos profissionais.

“Estamos reduzindo continuamente os índices de criminalidade no Estado aos menores níveis da história, unindo investimentos em tecnologia ao trabalho humano, que é essencial. Por isso, ampliamos nosso efetivo e continuaremos investindo na formação e preparação dos profissionais”

destacou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira.

Com a autorização formalizada, os trâmites administrativos para a organização do certame serão iniciados de imediato. A expectativa do governo é que o edital seja publicado ainda neste ano, com provas previstas para o segundo semestre.

A abertura de uma nova seleção também se faz necessária devido ao vencimento do prazo de validade do último concurso da Polícia Civil, que expira em junho. Dessa forma, o Estado busca assegurar a reposição e a ampliação do quadro de servidores.

“Temos um planejamento que contempla tanto a reposição das vagas abertas com a aposentadoria de policiais, quanto a ampliação do quadro, para atender cada vez melhor a população. Nos últimos anos, conseguimos fortalecer a estrutura com delegados em todas as comarcas e efetivo para atender todo o Estado. Agora, queremos ampliar ainda mais os serviços e o Governo têm assegurado essa nova realidade para as forças de segurança do Paraná”

ressalta o delegado geral da PCPR, Silvio Rockembach.

Até o momento, não foi divulgado o quantitativo de vagas. Os candidatos aprovados deverão compor cadastro de reserva, com validade inicial de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período, conforme a necessidade e o planejamento de expansão contínua da corporação.

Por Redação em 06 de fevereiro, 2026

Economia