Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (04), a Prefeitura de Araucária iniciou a entrega de equipamentos de informática locados para uso nas unidades da rede municipal de ensino. A Escola Municipal Irmã Elizabeth Werka, primeira unidade a receber, foi contemplada com 20 notebooks novos destinados às salas de aula; a unidade ainda receberá cinco computadores para apoio na área administrativa. Ao todo, serão entregues, pelo menos, 490 notebooks para salas de aula e cerca de 200 computadores para a área administrativa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), com o número grande de equipamentos, bem como a adequação da infraestrutura necessária para o seu funcionamento, foi preciso estabelecer uma sequência de unidades prioritárias. As escolas serão as primeiras a receber os equipamentos. Os CMEIs (com turmas de Infantil 4 e 5) receberão na sequência, assim como os Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializados (CMAEEs).

Essa novidade também chegará a todas as unidades educacionais da área rural de Araucária. Conforme o levantamento da SMED, pelo menos 60 novos equipamentos serão destinados a essas unidades para as salas de aula e apoio administrativo. Profissionais de Tecnologia da Informação, da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), estão acompanhando a entrega dos equipamentos bem como o processo de adequação das unidades para essa entrega. Além disso, eles também estão providenciando o necessário para questões como as senhas de acesso, cabeamento e sinal de wi-fi. Da parte da SMED, também há profissionais acompanhando de perto a entrega dos equipamentos e orientando as unidades sobre o uso.

As especificações técnicas da contratação preveem, tanto para os notebooks quanto para os computadores novos, o Sistema Operacional Windows 10 PROS 64 bits e outros requisitos atualizados sobre processador, memória RAM, acesso à internet, entre outros detalhes. A locação também prevê a reposição rápida do equipamento em caso de algum problema técnico ao longo do período de contrato.

SMART TVs – Nesta semana, a SMED confirmou outra importante conquista para as unidades educacionais: está finalizando o processo para compra de, pelo menos, 395 aparelhos de TV que serão destinados a todas as turmas do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino. São aparelhos do tipo Smart TV com tela de 65 polegadas e configurações atualizadas. Com isso, as aulas na rede municipal poderão ganhar novas e atrativas ferramentas para melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem.