Foto:Divulgação

Dentro da lógica de modernizar os serviços, a Prefeitura de Araucária tem investido em tecnologia. Por meio de locação, o município ampliou a disponibilidade de smartphones, tablets e computadores modernos para secretarias municipais e serviços. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), são 173 smartphones, 485 tablets e 1.805 computadores (entre desktops e notebooks), que estão chegando às diferentes estruturas para melhorar o atendimento à população e as atividades administrativas. Todo o processo de locação e instalação vêm sendo acompanhado de perto pela equipe de Tecnologia de Informação da SMPL.

Dos 485 tablets contratados (modelos Active3 e Tablet S7), 354 deles (assim como 51 dos 173 smartphones) serão direcionados para ações de atendimento dos usuários da Saúde; sem contar os previstos para a área administrativa. Na Assistência Social, são 43 celulares e 22 tablets. Os equipamentos são utilizados para o contato com os usuários, inclusive, via WhatsApp. Eles também são utilizados em alguns atendimentos nas unidades e nas visitas domiciliares para registro. Os dois Conselhos Tutelares do município também receberam smartphones.

Na Segurança Pública (SMSP), os equipamentos locados melhorarão o atendimento em diversas estruturas e departamentos. No caso do smartphone, o Centro de Controle de Operações (CCO), a Patrulha Maria da Penha e a Defesa Civil, por exemplo, receberam esses equipamentos. Os celulares podem ser nos modelos A52 ou S20fe. Já sobre os tablets, 22 unidades foram destinadas para o apoio aos guardas operacionais, aqueles que atendem as ocorrências em viaturas.

Já os mais de 1.800 computadores e notebooks também serão entregues a diferentes secretarias e serviços. A Secretaria de Educação foi a primeira a receber os notebooks para uso nas unidades da rede municipal de ensino. Ao todo, serão entregues, pelo menos, 490 notebooks para salas de aula e cerca de 200 computadores para a área administrativa. Na Assistência Social, os 221 desktops e 23 notebooks a serem entregues representam uma atualização de quase todos os equipamentos de informática da secretaria.