Na última quinta-feira (28), o Departamento de Vigilância em Saúde promoveu uma capacitação de manejo clínico e acompanhamento de tuberculose para profissionais do sistema de saúde do município. Participaram do encontro médicos, enfermeiros e farmacêuticos das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e HMA (Hospital Municipal de Araucária).

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. O tratamento é à base de antibióticos, tem duração de seis meses e os medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo SUS. É 100% eficaz, mas não pode haver abandono nem irregularidade.

Prevenção
A transmissão da doença é direta, ou seja, de pessoa a pessoa. Portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o.

Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença.

A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS.

Para mais informações sobre a doença procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.