19 C
Araucária
sábado, abril 13, 2024

Projeto de saúde mental de Araucária é premiado em Congresso Nacional

Data

Posts da semana

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Texto de difícil compreensão e ações incoerentes. Foram com...

Presos os suspeitos de mandar matar Marille e Anderson

Seis anos após o crime, três suspeitos de serem...

O trabalho de matriciamento psiquiátrico à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Araucária foi premiado nesta quinta-feira (14) no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) que está sendo realizado em Campo Grande no Mato Grosso do Sul. O município foi premiado pela temática, obteve maior nota pelos avaliadores e ficou entre os três melhores da categoria. Uma equipe de gestores e servidores da SMSA que está participando do evento recebeu medalha e certificado.

O Congresso termina nesta sexta-feira (15) e é considerado um dos maiores eventos de saúde pública do Brasil. Nesta edição o tema é “Diálogos do Cotidiano no Horizonte da Gestão Municipal do SUS”. Foram inscritos 154 trabalhos de todo o Brasil sendo 23 selecionados. Araucária inscreveu um total de 14 artigos científicos.

O trabalho premiado tem como título: “Matriciamento psiquiátrico na UPA: Atendimento de Saúde mental na Urgência e Emergência Clínica” e é de autoria do médico André Luiz Basso e coautores: Nouey S. Lourenço Vieira, Tatiana de Sousa, Kelly Rosa R. Lavarias, Luiz G. Zandoná Neto e Tayane S. Staniszewski.

A Secretaria de Saúde explica que o matriciamento psiquiátrico à UPA de Araucária teve início em abril de 2019 com o intuito formativo da equipe multiprofissional atuante na urgência e emergência, visando a construção compartilhada de atendimento dos casos de saúde mental. “É um processo de construção compartilhada entre as equipes especializadas, de atenção primária e também da urgência e emergência”.

- publicidade-

Economia