23.2 C
Araucária
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Recenseadores de Araucária têm enfrentado dificuldade maior de acesso a condomínios e área rural

Data

Posts da semana

Homem de 20 anos é executado na frente do filho de 6 anos

Na noite deste domingo por volata das 21h, um...

Tj-PR mantem condenação do ex-vereador Josúe de Araucária

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do...

Prefeito manda levar homem em situação de rua para ‘capinar’ em SC

O prefeito de Criciúma Clésio Salvaro (PSD) usou as...

O prazo para as visitas do Censo 2022 foi prorrogado para 1º de dezembro em todo o país. Isso porque os recenseadores têm encontrado dificuldade para serem atendidos pelos moradores. No caso de Araucária, 30% das regiões de visitas dos entrevistadores ainda estão com as pesquisas pendentes. Segundo a equipe local, a dificuldade maior está sendo conseguir a compreensão da importância de responder ao Censo em condomínios e também dificuldade de acesso na área rural, o que inclui questões climáticas. Os resultados do Censo são fundamentais para compreender e atualizar as necessidades locais e nacionais e, a partir disso, ter uma base de dados confiável para a definição de investimentos públicos e privados.

Nos últimos três meses, o trabalho de levantamento de dados foi comprometido por recusas, ausências e desinformação por parte dos moradores. O Censo não tem viés político e, neste ano, completa 150 anos de história no país. As respostas dos moradores são sigilosas e criptografadas e o registro no computador de mão (similar a um celular) não permite que nem o recenseador tenha acesso aos dados registrados. O Censo também não tem papel de fiscalizar algo e alguém.

Os recenseadores estão identificados com colete, crachá e computador de mão (similar ao celular), para coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido. O morador não precisa receber o recenseador dentro da residência ou da propriedade. A entrevista, normalmente, é rápida e pode ser feita no portão. Em diversos condomínios do país, há síndicos que têm colaborado com o Censo 2022 disponibilizando um espaço no prédio e informando aos moradores sobre datas e horários para as entrevistas.

IMPORTÂNCIA – Os dados coletados no Censo não são avaliados de maneira individual. Eles vão compor um somatório de informações para conhecer, com detalhes, características locais do povo bem como eles vivem. Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no território nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Estas e outras perguntas serão respondidas pelo Censo Demográfico que o IBGE realiza em 2022.

- publicidade-

Economia