Referência no atendimento de câncer em Curitiba, o Hospital Erasto Gaertner viu crescer em 30% o número de pacientes com casos graves da doença. O dado faz parte de levantamento realizado pela casa de saúde e, inicialmente, é atribuído pela redução da procura por atendimento médico no período de pandemia.
“De acordo com o diretor clínico do Erasto Gaertner, Sérgio Ioshi, o número total de casos não apresentou alteração, mas a procura para tratamento avançado da doença apresentou preocupante aumento. “O câncer é dividido em quatro fases, sendo que os mais avançados ocorrem nos estágios 3 e 4. Nossa interpretação é que isso é decorrente da pandemia, em razão da redução da procura por atendimento médico, incluindo o oncológico. O câncer não deixa de crescer e as pessoas vieram posteriormente em uma fase mais avançada da doença”, explicou.
No hospital, a queda da procura por atendimento chegou a 45% entre os anos de 2020 e 2021. Mas, 2022 já aponta para a retomada da procura médica.
O levantamento aponta que o aumento de casos graves aconteceu tanto entre os homens, como entre as mulheres.
Quando procurar ajuda?
Ioshi explica que a prevenção é o principal remédio contra o câncer. Segundo ele, é importante estar sempre atento aos sinais.
“É muito importante realizar os exames periódicos. No caso das mulheres, o papanicolau e o exame das mamas. Nos homens, o da próstata. De forma geral, é importante a realização do exame da pele e no sistema digestivo, com endoscopias periódicas, em especial após os 45 anos. Qualquer outro sintoma diferente também é recomendado busca médica para esclarecer o que está acontecendo”, explica.
O médico do Erasto Gaetner lembra que o câncer é uma doença curável e que o mais importante é o imediato tratamento. “A preocupação nossa é que em casos mais avançados, é que o tratamento é mais complexo, prolongado e com menor qualidade de vida. Esperamos sempre o melhor tratamento, que acontece nas fases mais precoces”, concluiu.
Por FS em 02 de julho, 2022