Condutor que estiver com documento perto do vencimento receberá correspondência com boleto para ser quitado e deverá fazer agendamento de exame pelo site do Detran

A partir de 2013, os motoristas paranaenses não precisarão ir ao Departamento de Trânsito (Detran-PR) para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, anunciada nesta segunda-feira (26) pelo governo do Paraná, prevê que quando o documento estiver perto do vencimento, o condutor será notificado por uma correspondência. Ele então poderá agendar pela internet a consulta médica – necessária para a obtenção da renovação – e receberá a nova habilitação em casa.

A previsão do Detran-PR é modificar a forma de atendimento no início do próximo ano, mas a data exata não foi especificada. Os procedimentos necessários serão feitos nas clínicas credenciadas, com exceção da troca de fotografia.

Atualmente, os condutores são obrigados a repetir a troca da imagem do documento em todas as renovações. A partir da implantação do novo sistema, a foto precisará ser feita novamente apenas de 10 em 10 anos, de acordo com a Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do Paraná.

O Detran-PR estima que no primeiro ano 527 mil renovações serão feitas pelo novo sistema. O número representa 64% do total previsto para o ano. Em três anos, o órgão de trânsito estadual estima que 1,4 milhão de habilitações sejam feitas sem a necessidade de comparecimento nas sedes físicas em todo o Paraná.

Gazeta

Fim de ano aumenta demanda

Os motoristas que têm a data de vencimento da CNH no fim de 2012 deverão se preparar para enfrentar um movimento maior que o normal. A previsão do Detran é de que a demanda por renovações aumente 40% entre o fim de novembro e dezembro com o pagamento de férias e 13º salários. O departamento convocou funcionários extras para dar conta do aumento no pedido de renovações e evitar filas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui