Roberto Requião (PT), ex-governador e candidato ao Governo do Paraná nas últimas eleições, desabafou sobre sua relação com o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista no UOL News, ele afirmou que o chefe do executivo o “usou na campanha” e, posteriormente, “não o chamou para a posse”.
Não fui nem convidado para participar do grupo de transição, minha experiência poderia ter servido para pelo menos levantar aquele debate. Não fui nem convidado para a posse, tive que ir em Brasília e garimpar um convite com influencers. Esqueceram que Roberto Requião existia.
– Roberto Requião (PT).
Requião diz que Gleisi ofereceu a ele ‘sinecura’ em Itaipu para ganhar ‘sem fazer nada’

A relação entre Lula e Requião foi aproximada após a filiação do ex-mdebista ao PT. Durante a campanha, como relembra a matéria feita pelo Portal UOL, Lula chegou a dizer que “sentia orgulhoso” da situação.
No entanto, após as eleições, Requião admitiu que a relação entre os dois não seguiu sendo a melhor. Ele ainda citou uma promessa feita pela deputada federal pelo Paraná, e atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
Após uma longa campanha, o resultado das eleições em outubro do ano passado concretizou a reeleição de Ratinho Jr. (PSD) no primeiro turno. O atual governador, dos 4,2 milhões de votos, fez quase três vezes mais do que Requião, que ficou com 26% dos votos em 2º lugar.
Eu espero que o Lula ganhe com uma boa vantagem, mas essa boa vantagem não poderá ser muito superior a 10%. E isso nos entrega um país dividido. O Lula vai estar numa situação difícil para governar, porque ele tem que promover a unidade nacional, mostrar que ele é exatamente o contrário do que está acontecendo até agora.
– Roberto Requião (PT).
Lula foi eleito presidente no 2º turno das eleições presidenciais.
Em janeiro deste ano, Requião já tinha dito que sentiu desrespeitado após receber um convite do governo federal para assumir um cargo no conselho da hidrelétrica de Itaipu. Ele afirmou que teria sido melhor se não tivesse recebido a oferta.
Por Redação em 17 de março, 2023