A Semana Mundial do Brincar, realizada todos os anos, é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Muito mais que um evento pontual, também serve para engajar o poder público e a sociedade na discussão sobre formas de colocar em prática o direito ao brincar.

Em Araucária já se tornou uma política pública que está incluída no calendário do município. Neste ano duas secretarias irão realizar ações em alusão à campanha: saúde e cultura. Ao longo desta semana, entre os dias 23 e 27 de maio, diversas atividades serão realizadas.

A Saúde, por meio do Secria (Serviço de Atenção em Saúde Mental a Criança e ao Adolescente), promoverá dois dias de capacitações voltadas aos profissionais da Atenção Primária, com o tema “Brincar é coisa séria – a prevenção e promoção da Saúde Mental Infanto-juvenil”. O evento será realizado nos dias 24 (terça-feira) e 27 (sexta-feira) no Anfiteatro da Prefeitura. O Secria fará também ações internas, voltadas às crianças e adolescentes atendidos e seus familiares.

A Secretaria Municipal de Cultura terá uma semana inteira de atividades lúdicas, que acontecerão em locais diferentes: a Casa das Palavras Brincante, a BIPA (Biblioteca Pública de Araucária), o Teatro da Praça e uma ação conjunta (Teatro com Fantoche) no Secria. As atividades incluirão contação de histórias, música, apresentação de patins, cerâmica, entre outras e o público-alvo são crianças, adolescentes e seus familiares.

Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) também promoverão ações alusivas à data, através da equipe de fonoaudiologia.