22.5 C
Araucária
domingo, janeiro 19, 2025

Aplicativos transformam celulares com Android em “zumbis”

Data

Posts da semana

Chuvas abrem cratera e provoca interdição total da BR-101 no km 181

Equipes da concessionária estão desde a madrugada trabalhando para...

Consulta pública Parceiro da Escola

A votação para consulta pública para privatização ou não...

A empresa de segurança Trend Micro publicou nesta quinta-feira (3) um relatório sobre aplicativos maliciosos disponíveis na loja de aplicativos do Google, a Google Play (novo nome do Android Market). A empresa achou 17 aplicativos que infectam celulares com malware. Seis deles fazem com que os celulares se comportem como zumbis, obedecendo aos comandos do autor do vírus.

Os seis aplicativos usam o código do vírus conhecido como Plankton e têm nomes em chinês. Aparelhos infectados passam a ser controlados pelo autor do vírus. Outros dez aplicativos usam o malware conhecido como AirPush para “empurrar” anúncios indesejados para os usuários.

O aplicativo Spy Phone PRO+ recebeu uma classificação à parte dos outros 16. Segundo a Trend Micro, o aplicativo se diferencia por explicitamente dizer que é usado para fins de espionagem. Ele foi classificado como malware por seu potencial para uso indevido. Depois de instalado no aparelho, o Spy Phone Pro permite acompanhar as atividades do celular monitorado por meio da web.

Segundo a Trend Micro, os aplicativos maliciosos foram baixados mais de 700 mil vezes na loja Google Play.

- publicidade-

Economia