Foto: Divulgação

Uma parceria entre a Prefeitura de Araucária e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho possibilitará aos araucarienses o Curso de Mecânica Automotiva. O curso será gratuito e acontecerá de 21 de março a 15 de abril, porém os interessados devem fazer as inscrições no próximo dia 22 de fevereiro na Agência do Trabalhador.

Serão ofertadas três turmas com 17 vagas cada, sendo uma no período da manhã, uma a tarde e outra a noite. Podem matricular-se pessoas com 18 anos ou mais e que tenham ensino fundamental completo. O curso possui 80h, sendo 4h por dia de segunda a sexta-feira. Ao término, o aluno receberá certificado.

Para efetivar as matrículas, os interessados devem dirigir-se à Agência do Trabalhador com RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade.

Vale lembrar ainda que a Prefeitura oferece o “Cartão Qualificação”, ou seja, isenção na tarifa do transporte coletivo local (TRIAR) a alunos de cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE). No entanto, a gratuidade deve ser solicitada diretamente na SMTE.

Conteúdo Programático
No curso de mecânica automotiva serão abordados os temas:

Fundamentos eletroeletrônicos (teoria atômica, grandezas elétricas, multímetro, circuitos em série e paralelo); Sistema de suspensão, direção e freio (definição dos sistemas, características dos sistemas e tipos de sistemas); Motor de combustão interna (definição de motores, tipos de motores, componentes do motor, ciclo de funcionamento do motor – otto e diesel);

Sistema de lubrificação;
Sistema de alimentação (ar e combustível);
Sistema de arrefecimento.

Agência do Trabalhador
A agência fica na rua Álvaro Linhares Ehlke, 333, Sabiá. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone 3643-4315.

Prefeitura de Araucária (SMCS) 17/02/2022