Por Prefeitura de Araucária 01/04/2020 às 12:16

Dentro do compromisso de transparência com a população, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), vem a público informar que recebeu a confirmação de um resultado positivo no teste de Coronavírus em uma moradora da cidade. Há um outro caso divulgado em redes sociais que caberá à Secretaria de Estado da Saúde investigar o ocorrido, já que o morador teria apresentado sintomas quando estava no sudoeste do estado; caso notificado pelo município de Verê e com as orientações da equipe de saúde de lá.

ISOLAMENTO – O que se sabe do caso que será atribuído a Araucária em breve é que a moradora da cidade pode ter tido contato com alguém infectado durante uma reunião de trabalho, em Curitiba, na qual havia pessoas de outras partes do Brasil. O isolamento dessa mulher ocorreu logo quando começou a apresentar sintomas de uma síndrome gripal, seguindo os protocolos de saúde. A determinação do isolamento é justificada pelos sintomas e não depende de aguardar o resultado do teste. Ela ficou em isolamento em Curitiba, chegou a ser internada por agravamento do quadro, e hoje está em isolamento em Araucária, onde está sendo acompanhada por equipe de saúde local.

A SER INVESTIGADO – O caso de um morador de Araucária que retornou de um cruzeiro e foi apresentar sintomas quando estava em Verê (no sudoeste do Estado) ganhou espaço nas redes sociais. Sobre isso, a SMSA informa que caberá à Secretaria de Estado da Saúde (SESA) investigar o histórico bem como o de confirmar se o caso positivo atribuído a Verê será reconhecido como de Araucária. Pelo período relatado, o homem já não apresenta possibilidade de transmitir o vírus. O que a equipe de saúde de Araucária está fazendo é verificar sobre possíveis pessoas que este homem pode ter tido contato por aqui durante o período em que poderia haver transmissão. Esta é a preocupação no momento em relação a este caso.

Para a SMSA, esse caso é emblemático, pois demonstra a importância da adoção por todas as pessoas de medidas de distanciamento social e etiqueta respiratória e de higiene, tais como: manter distância de 1 metro quando conversar, não apertar as mãos, não beijar, não tocar no rosto (olhos, nariz e boca), evitar aglomerações, tossir ou espirrar em lenço ou na dobra do cotovelo, lavar as mãos com água e sabão sempre que tocar em superfícies (bancadas, mesas, apoios, objetos), limpar objetos e superfícies com água e sabão ou desinfetante, manter ambientes arejados.

COMPROMISSO – A Prefeitura vem divulgando números do Boletim Oficial da Saúde do Estado do Paraná relacionado ao Covid-19. Mas, dessa vez, vimos a necessidade de informar previamente que teremos um caso confirmado no boletim do estado e do outro caso registrado como sendo de Verê. Temos um compromisso com os moradores de informar os dados que são oficiais. Informação correta combate boatos e especulações e pode ajudar a salvar vidas.

DISK CORONA – Tem dúvidas sobre o Coronavírus, sobre sintomas ou isolamento, por exemplo? Ligue para o 0800-6425250 (ligação gratuita) e fale com profissionais habilitados da área de Saúde (entre eles, médicos e enfermeiros). O atendimento telefônico está à disposição das 7h às 19 horas, todos os dias da semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui