27.3 C
Araucária
quarta-feira, novembro 29, 2023

Prefeitura de Araucária pretende castrar 5400 cães e gatos gratuitamente este ano

Data

Posts da semana

Bolsonaro recebe Título de Cidadão Honorário do Paraná

Deputados paranaenses aprovaram por 29 votos a 8, a...

Novo lança abaixo-assinado virtual contra indicação de Dino ao STF

O partido Novo lançou nesta segunda-feira (27) um abaixo-assinado...

Coritiba é rebaixado pela quinta vez

Desde que o Brasileirão passou a ser disputado por...

Este ano, a Prefeitura de Araucária pretende castrar 5400 cães e gatos gratuitamente pelo Programa de Castração Solidária. Na semana passada ocorreu a primeira etapa do serviço e até dezembro estão previstos mais 9 mutirões mensais. O primeiro mutirão ocorrido na Praça da Bíblia atendeu 554 animais, sendo 255 cadelas, 107 cachorros, 118 gatas e 74 gatos, tendo uma desistência ou não aptidão para a realização da cirurgia em 126 casos.

Muitas negativas para cirurgia ocorreram pelo fato dos tutores não terem realizado corretamente o jejum pré-operatório dos animais de EXATAMENTE 8 horas antes do procedimento, tanto de água quanto de alimentos. O jejum correto é fundamental para que o animal não sofra tanto com o enjoo provocado pela anestesia e, principalmente, evita risco de óbito durante a cirurgia.

Além da microchipagem feita junto com a castração, a Secretaria de Meio Ambiente fornece até a medicação que deve ser tomada após a cirurgia, 4 dias de antibiótico e de anti-inflamatório. O responsável pelo animal precisa apenas providenciar o cone de proteção (colar elizabetano) ou roupa cirúrgica para que os pontos não se abram e seja necessário refazer o procedimento.

O programa de castração solidária é voltado a cães e gatos que se enquadrem em uma das situações:
1) Animal resgatado por protetor independente devidamente cadastrado na SMMA – sobre isso, saiba mais;
2) Animal de rua (desde que tenha alguém que se responsabilize pelo período do pré e pós-operatório, pois para a cirurgia o animal precisa estar em jejum e os cuidados do pós-operatório duram em média cerca de 7 dias – dar medicação que é fornecida gratuitamente pela Prefeitura e monitorar a cicatrização dos pontos);
3) Animal de família com cadastro NIS (Número de Identificação Social fornecido nos CRAS). Somente se sobrarem vagas, outros casos são atendidos.

Inscrição para os próximos mutirões
Pessoas interessadas em solicitar castração de seu cão ou gato podem realizar o cadastro a qualquer momento por meio do AutoAtendimento no Portal da Prefeitura, com o aplicativo ‘Atende.net’* ou presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica no Parque Cachoeira. Uma vez feito o cadastro, ele fica registrado no sistema e não precisa ser feito a cada campanha. É necessário apresentar RG e CPF, além de fornecer informações sobre o animal.

Programa de castração em animais se estende para área rural do município

- publicidade-

Economia