19.1 C
Araucária
domingo, fevereiro 9, 2025

Senado elege comissão que irá analisar pedido de impeachment de Dilma

Data

Posts da semana

O Senado Federal elegeu nesta segunda-feira (25) os parlamentares que irão compor a comissão especial responsável por analisar o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Os senadores aprovaram, por meio de eleição, uma chapa com os 21 titulares e 21 suplentes do colegiado. A comissão deve se reunir já nesta terça-feira (26) para eleger seu presidente e definir o relator dos trabalhos. Os indicados para as funções são, respectivamente, o peemedebista Raimundo Lira (PB) e o tucano Antonio Anastasia (MG).

Dos 21 titulares da comissão eleitos nesta segunda-feira, apenas cinco têm voto declaradamente favorável à permanência de Dilma no cargo. A comissão emitirá um parecer que deve ser votado pelo plenário do Senado no dia 12 de maio, quando, se assim entender a maioria simples dos senadores, a presidente pode ser afastada por até 180 dias.

renan

Os eleitos
Como maior partido, o PMDB indicou como titulares os senadores Raimundo Lira (PB), Rose de Freitas (ES), Simone Tebet (MS), Dário Berger (SC) e Waldemir Moka (MS). Como suplentes, foram indicados pelo líder peemedebista Eunício Oliveira (CE), Hélio José (DF), Marta Suplicy (SP), Garibaldi Alves (RN), João Alberto Souza (MA). Indicado inicialmente, o senador José Maranhão (PB) recusou a indicação e o partido ainda não escolheu um substituto.

Pelo bloco da oposição, composto por PSDB, DEM e PV, foram indicados os senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), como titulares. Como suplentes, os nomes escolhidos foram Tasso Jereissati (PSDB-CE), Ricardo Ferraço (PSDB-ES), Paulo Bauer (PSDB-SC) e Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Pelo bloco de apoio ao governo, formado por PT e PDT, os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), José Pimentel (PT-CE) e Telmário Mota (PDT-RR) foram apontados para serem titulares. Humberto Costa (PT-PE), Fátima Bezerra (PT-RN) e João Capiberibe (PSB-AP) serão os suplentes. O PT cedeu uma vaga de suplência ao PSB.

Já o bloco formado por PSB, PPS, PCdoB e Rede indicou os senadores Fernando Bezerra (PSB-PE), Romário (PSB-RJ) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) como titulares, e Roberto Rocha (PSB-MA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Cristovam Buarque (PPS-DF) como suplentes.

O bloco formado por PTB, PR, PSC, PRB e PTC, indicou como titulares Wellington Fagundes (PR-MT) e Zezé Perrella (PTB-MG). Os senadores Eduardo Amorim (PSC-SE) e Magno Malta (PR-ES) serão os suplentes.

O bloco formado por PP e PSD indicou os senadores José Medeiros (PSD-MT), Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Gladson Cameli (PP-AC). Como suplentes foram indicados Otto Alencar (PSD-BA), Sérgio Petecão (PSD-AC) e Wilder Moraes (PP-GO).

- publicidade-

Economia