20.3 C
Araucária
quarta-feira, dezembro 6, 2023

Alimentação escolar é mais que oferecer refeição: é parte da educação

Data

Posts da semana

WhatsApp anuncia uso de duas contas no mesmo celular

O WhatsApp, aplicativo de mensagens da Meta, anunciou a capacidade de...

Ciro Gomes dá tapa no rosto de homem

O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) deu um tapa no...

Resultados preliminares dos Projetos culturais da Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal...

É de conhecimento que crianças bem alimentadas têm melhores condições de focar sua atenção ao processo de aprendizado nas unidades educacionais. Mas a alimentação escolar (merenda) vai além do ato de garantir as necessidades nutricionais e a segurança alimentar das crianças. Há um importante trabalho pedagógico nas unidades da rede municipal de ensino de Araucária com conteúdos e práticas relacionados à alimentação. A descoberta de sabores e o estímulo a hábitos alimentares saudáveis fazem parte da rotina das unidades.

Recentemente, a turma do Infantil 2 C, do CMEI Estação, participou de diversas atividades e, de maneira lúdica, aprendeu a diferenciar alimentos saudáveis e aqueles que podem fazer mal à saúde. Além de conhecer os alimentos, a turminha foi para a cozinha da unidade fazer atividades práticas (como preparo de um bolo de milho e suco de laranja) e, é claro, teve momentos de descoberta de sabores, como o piquenique. As atividades foram conduzidas pelas professoras Flaviany Cardoso e Hellenn Hernaski.

ACOMPANHAMENTO – A equipe do Departamento de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (SMED), também realiza ações pedagógicas nas unidades com objetivo de estimular a alimentação saudável. Um cuidado muito importante é quanto à aceitação dos cardápios propostos às unidades. A equipe, formada por nutricionistas e estagiárias, visita salas, conversa com as crianças/estudantes e aplica um questionário para coletar avaliações sobre o que é servido. Há ainda a prática de realizar teste de aceitabilidade de novos pratos na alimentação escolar.

Todos os anos, a Prefeitura de Araucária/Educação e a Comissão Permanente de Credenciamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) abrem o chamamento de associações, cooperativas e agricultores interessados em fornecer produtos para a alimentação escolar. A relação de produtos que a Prefeitura tem interesse em comprar para a alimentação escolar é muito ampla e mostra a preocupação de oferecer produtos de qualidade e saudáveis aos estudantes. Trata-se de uma grande oportunidade para que produtores rurais possam vender seus produtos e com valores atrativos. Esta ação atendente a questões legais e valoriza os produtores rurais locais, que contam com a prioridade para fornecimento de produtos.

Segundo a SMED, Araucária serviu mais de 34 mil refeições por dia ao longo de 2022 nas unidades vinculadas à rede municipal de ensino. Por levar em conta as necessidades de cada idade e situações de restrições alimentares, esse trabalho incluiu a elaboração de mais de 30 cardápios por mês.

Por Redação em 12 de maio, 2023

- publicidade-

Economia