Escola Municipal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira

De acordo com informações apuradas pelo departamento de Jornalismo da Rádio Gralha azul FM, o caso aconteceu na Escola Municipal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira: R. Joaquina Tonchak, s/n – Porto das Laranjeiras

Nota da Prefeitura de Araucária
Prefeitura de Araucária está acompanhando o caso na unidade educacional. Nesta quarta-feira (16), representantes de diversos seguimentos envolvidos (incluindo Secretaria de Educação e de Saúde) estiveram na escola municipal para tratar sobre o assunto com a direção. Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram orientações e descartaram a necessidade de fechamento de toda a escola. Em uma turma onde ocorreram 3 casos positivos confirmados todos estão isolados e as crianças serão testadas. Os demais casos ocorreram em diferentes locais e podem não ter qualquer relação entre eles.

A escola teve 14 profissionais afastados (nem todos são professores), sendo 09 casos positivos confirmados e outros 05 por apresentarem sintomas ou por familiar próximo com Covid-19.
Para manter o atendimento a algumas turmas, profissionais de suporte pedagógico e auxiliar de regência estão dando esse apoio. No total, são 6 turmas dispensadas, que retornarão gradativamente na semana que vem. Para essas, o conteúdo será reposto com atividades complementares que serão enviadas pelo professor.

A Secretaria Municipal de Educação destaca ainda que os profissionais da Educação estão devidamente imunizados e reforça aos pais a importância da vacinação das crianças para proteger os alunos de complicações.

Cuidados 
Convém lembrar que os cuidados preventivos em relação à Covid-19 são uma atribuição de todos, sem exceção. As unidades contam com todos os materiais necessários (incluindo EPIs) para proteger os profissionais e alunos. A dinâmica das atividades, bem como a circulação de pessoas, foi alterada para evitar o contato entre turmas e minimizar riscos de infecção.

A retomada de atividades sociais, o que inclui eventos diversos e aulas, reforçou a importância da vacinação a fim de evitar complicações em caso de infecção pela Covid-19. É preciso garantir que as pessoas que apresentarem sintomas sejam afastadas, dentro do previsto no protocolo da Saúde, mas que as demais tenham o seu direito à Educação preservado. Seguindo sempre todos os cuidados de Saúde, a Educação não pode ser levada a suspender atendimento apenas por pressão e deve continuar atendendo a quem precisa (e tem direito de) contar com o suporte educacional.
Prefeitura de Araucária (SMCS) 16/02/2022